PRESS KIT

Conheça 30 projetos selecionados

para compor o elenco Natura Musical

NADA FICA INDIFERENTE 
À MÚSICA
EDITAL PARÁ
Carimbó de Pinduca e Dona Onete ganha novas obras

<

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

Sem gravar CD desde 2009, o Mestre Pinduca prepara novo CD, enquanto Dona Onete terá seu primeiro documentário. O carimbó de ambos ganha novas leituras e a tradição se renova pelas mãos de Félix Robatto, Saulo Duarte e a Unidade e Arthur Espíndola. Conheça os seis projetos comtemplados pelo Edital Natura Musical Pará:

 

Saulo Duarte e a Unidade

O cantor e compositor paraense, Saulo Duarte e sua banda, A Unidade, têm se destacado na cena musical independente por promover a fusão de ritmos nortistas como o carimbó e a guitarrada com outras vertentes latinas e tropicais, como o reggae e a cúmbia, com o objetivo de criar um som original e contemporâneo. O grupo se prepara para dar um novo passo com a gravação do terceiro disco, que pretende misturar os ritmos do norte do país com a nova cena paulista. O projeto também conta com shows de lançamento em Belém e São Paulo e um workshop de produção musical em Belém ministrado por Curumin, que vai produzir o novo trabalho de Saulo e a Unidade.

 

Arraial do Pavulagem – Livro de Músicas

O Arraial do Pavulagem tem 28 anos de existência, oito discos gravados e dezenas de músicas conhecidas. O grupo paraense, formado em 1987, criou uma das manifestações culturais mais importantes da região nos últimos anos, o Arrastão do Pavulagem. Todo ano, em outubro, na época do Círio de Nazaré, e nos domingos de junho e julho, o Arrastão sai em cortejos pela cidade. O projeto do Arraial pretende avançar para a educação musical, lançando um livro de músicas com as partituras de suas músicas. A iniciativa, inédita na região, é uma contribuição para o legado da música brasileira feita na Amazônia. Serão realizados dois shows, em Belém e São Paulo.

 

Arthur Espíndola –DVD

O compositor, intérprete e multi-instrumentista Arthur Espíndola faz parte da nova geração de artistas paraenses que vem conquistando seu espaço na cena musical brasileira. O músico promove o encontro do samba com o carimbó, o lundu, o samba de cacete, o marabaixo, o marambiré e outros ritmos regionais.

É essa mistura inusitada de ritmos e instrumentos como o curimbó, o banjo regional, a barrica e a maraca, que Arthur gosta de chamar de “Samba Amazônico”. O projeto prevê o lançamento do DVD Tá Falado e shows de lançamento em Belém e no Rio de Janeiro.

 

Dona Onete – Do conto ao canto - os encantos de Dona Onete

A rainha do carimbó chamegado, Dona Onete, chega ao auge de sua carreira aos 75 anos. Figura ímpar no Pará, a cantora, professora de história e compositora retrata em seu trabalho a Amazônia, seus costumes e a relação do homem com a natureza.  Por meio de suas músicas, Dona Onete contará sua vida em um documentário produzido com apoio do programa Natura Musical. O registro será feito no Mercado Municipal, em Belém, e tem como objetivo retratar a história e a contribuição da cantora para a cultura nortista.  O documentário será lançado em Belém e São Paulo, e oferecido em DVD, no site do Natura Musical e demais plataformas para audiovisuais.

 

Félix Robatto – Belemgue Banger

O guitarrista e percussionista Félix Robatto é um pesquisador da música latino-amazônica que vem se destacando como produtor musical no cenário nacional e internacional. Seu trabalho mostra uma música contemporânea paraense construída a partir de elementos da guitarrada, surf music, música latina e pop. O guitarrista prepara seu segundo disco solo, Belemgue Banger, com apoio do Natura Musical. A turnê prevê shows de lançamento em quatro cidades: Belém (PA), Barcarena (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

 

Pinduca

Aurino Quirino Gonçalves, mais conhecido como Pinduca, é um dos expoentes do carimbó e um dos principais responsáveis por sua propagação. Desde 14 anos e hoje no auge dos seus 78 anos, Pinduca vem sendo um dos principais divulgadores da cultura paraense dentro e fora do Brasil. Pinduca não lança um disco novo desde 2009, silêncio que será quebrado em 2016 com patrocínio Natura Musical. O disco, ainda sem título, será o 34º da carreira do músico. O projeto ainda prevê shows de lançamento em Belém e São Paulo.