Desenvolvida pela Liberty Seguros, a iniciativa tem a participação de jovens das comunidades locais das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014™

 

O Sinal Livre, iniciativa da Liberty Seguros que difunde boas práticas, gerando engajamento e conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura, implantou, ao longo de 2013, um projeto de Educomunicação - metodologia pedagógica que usa os meios de comunicação para gerar conteúdo e informação - em cinco cidades do país (Belo Horizonte, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza). No período, 129 jovens participaram diretamente do projeto Agentes de Mobilidade Urbana desenvolvendo e colocando em prática planos para conscientizar comunidades sobre a importância do tema.

 

Todas as ideias implantadas pelos jovens foram constituídas a partir de três pilares: a mobilidade verde, estimulando a escolha de meios de locomoção que causem menor impacto ao meio ambiente; a fluidez, reforçando o respeito entre todos os meios de transporte dentro dos espaços de deslocamento nos grandes centros urbanos; e a segurança no trânsito, trabalhando efetivamente na prevenção dos acidentes.

 

“A mobilidade urbana é um tema recorrente e muito importante, principalmente nas cidades que estão participando de grandes eventos esportivos. A proposta do Sinal Livre é trabalhar em um legado social que beneficiará as comunidades ao redor dos estádios e também toda a população”, afirma Adriana Gomes, diretora de Marketing da Liberty Seguros. A partir das produções dos Agentes da Mobilidade Urbana, mais de 3.800 pessoas foram impactadas indiretamente pelo Sinal Livre.

 

Outra iniciativa foi durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro de 2013. A Liberty Seguros, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, promoveu o “Arte na Faixa” nas principais ruas do Rio de Janeiro, como forma de alertar os pedestres e motoristas sobre a importância de respeitar a faixa ao atravessar a rua. A curadoria artística do projeto ficou por conta do grafiteiro Airá, O Crespo, um dos principais grafiteiros do Brasil, juntamente com mais 30 profissionais. Os desenhos ficaram expostos por cerca de 90 dias nas ruas, e todos contaram com a assinatura da campanha “Agora que você reparou, respeite a faixa”.

 

Airá e André Lewkovitch, diretor regional do Rio de Janeiro

 

Outras iniciativas do Sinal Livre em 2013

 

Ao longo de 2013 os jovens Agentes de Mobilidade Urbana também tiveram a possibilidade de participar de outras ações do Sinal Livre focadas em levar para o público geral o convite para atitudes responsáveis que contribuam com a mobilidade urbana. Uma parceria do Sinal Livre com a Escola Olodum e com a Secretaria Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador resultou em uma ação durante a Copa das Confederações ao redor do Estádio Fonte Nova. Cerca de 20 jovens da Escola Olodum se uniram aos Agentes da Mobilidade Urbana do Colégio Estadual Senhor do Bonfim e foram às ruas da capital baiana para orientar as pessoas sobre como ter boas atitudes no trânsito, para melhorar a mobilidade urbana e aumentar a segurança tráfego.

Os Agentes de Mobilidade Urbana do Sinal Livre - alunos da ETE Adolpho Bloch, localizada em São Cristóvão – registraram a intervenção nas faixas a partir dos conceitos de Educomunicação.

Agentes do Sinal Livre

A proposta do Sinal Livre é atingir outros centros urbanos brasileiros após a Copa do Mundo da FIFA de 2014, trabalhando em um legado social que beneficiará as comunidades ao redor dos estádios e também toda a população através da plataforma online. O Projeto Sinal Livre, idealizado pela Liberty Seguros é desenvolvido em parceria com a Lynx, agência de consultoria socioambiental da Holding Clube.

 

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios do mundo contemporâneo e é constante a busca por soluções criativas para amenizar as dificuldades de locomoção nos centros urbanos. Por conta dessa problemática, a Liberty Seguros idealizou o projeto Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro, que tem como principal objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. A adoção da causa está em linha com a missão da empresa, que é ajudar as pessoas a viverem vidas mais seguras e tranquilas, e também endereça uma grande problemática atual que afeta a todos os brasileiros que moram em grandes centros urbanos.

 

Segundo Adriana Gomes, diretora de marketing da Liberty Seguros, receber um evento internacional do porte da Copa mexe com a rotina das cidades e dos bairros no entorno dos estádios. Com a realização dos jogos, o dia a dia dos moradores mudará, com ruas movimentadas de torcedores a pé, de bicicleta, de moto e de carro. Por essa razão, o foco inicial da iniciativa são as comunidades ao redor dos estádios. “Queremos que elas se sintam amparadas pelo projeto e, também, saibam que têm voz ativa e que são peças essenciais na transformação do comportamento no trânsito”, afirma.

 

Dentro da iniciativa, a Liberty terá o papel de: educar jovens de escolas na comunidade ao redor dos estádios e oferecer a eles uma formação para que se tornem multiplicadores das atitudes positivas; engajar a população e torcedores durante os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014™; influenciar políticas públicas promovendo a troca de informações entre as comunidades ao redor dos estádios e entidades responsáveis pela mobilidade urbana local; e reconhecer boas práticas por meio do lançamento do Prêmio Nacional de Mobilidade Urbana para incentivar projetos na área.

 

“O jovem tem o papel de agente voluntário e protagonista da mudança de comportamento no trânsito. Com o apoio do projeto Sinal Livre ele tem ferramentas das quais precisam para promover atitudes que influenciem na melhora da mobilidade urbana do local”, complementa a diretora de marketing da Liberty Seguros.

 

 

2014 - PRESSKIT DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO