voltar

CURADORIA ITAÚ CULTURAL

Trindade dos quadrinhos

Glauco Vilas Boas (1957-2010), criador de personagens como Geraldão, Dona Marta, Zé do Apocalipse e Casal Neuras, é o homenageado desta 30ª Ocupação. O traço diáfano e cheio de movimento e de personalidade do artista compôs uma crítica social, política e de costumes afiada, com humor escrachado, abordando temas pertinentes sem pesar a mão.

 

Nudez, sexo, drogas – as tirinhas corriam (com várias perninhas) na direção contrária a qualquer proibição. Glauco questionava o estabelecido, abrindo espaço quadro a quadro para a liberdade de expressão. Virava conceitos pelo avesso, exibia o ridículo dos políticos e dos discursos oficiais.

 

Ele compõe com Laerte e Angeli a santíssima trindade dos quadrinhos brasileiros e, além de artista visual, foi fundador do Céu de Maria, igreja do santo-daime. Nesse espaço de culto, localizado no mesmo sítio em que morava, construiu uma comunidade, tornou-se líder espiritual, recebeu milhares de pessoas e (como dizem os daimistas) desencarnou.

 

O legado do artista é o objeto desta exposição, que se expande em uma publicação impressa e no site itaucultural.org.br/ocupacao.

 

Itaú Cultural

 

 

2016 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO