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DO LANÇAMENTO DO ITUNES AO DOWNLOAD GRATUITO

Programa acompanha a cena musical na última década apresentando alternativas para a renovação de um mercado em mutação

Em nove anos de existência, o Natura Musical vem acompanhando e respondendo a uma mudança de cenário vertiginosa no mercado musical. O programa foi idealizado em 2004, ano do lançamento do ITunes, e chegou ao mercado no ano seguinte, quando a indústria fonográfica vivia uma revolução após décadas de estabilidade. As vendas de CDs enfrentavam a perspectiva de uma queda progressiva e, pela primeira vez desde o advento do vinil no final dos anos 40, surgiu a necessidade de rediscussão da remuneração do artista pela propriedade intelectual, independentemente do meio pelo qual sua música é reproduzida. “Hoje, dez anos depois, há várias formas para compor essa remuneração, incluindo o patrocínio ou o financiamento coletivo via crowdfunding.”, conta Fernanda Paiva, gerente de apoios e Patrocínios da empresa de cosméticos.

 

Ao longo desse período, o programa refletiu em seu edital várias mudanças nos modelos de produção e consumo. “A demanda de prensagem de discos, por exemplo, diminuiu muito à medida em que a distribuição do CD foi sendo substituída por outra ferramentas de divulgação”, diz Fernanda.

 

Os artistas também passaram a incluir em seus projetos sites e digitalização de acervos e, neste ano, para acompanhar o crescimento do mercado digital, o programa criou uma categoria de patrocínio exclusivamente para conteúdos e novas mídias e recebeu inscrições de projetos de web rádio e aplicativos.

 

Antes disso, em 2009, o programa já havia percebido outra mudança importante no cenário musical brasileiro. A pressão das quedas das vendas de CDs e o aumento dos custos da produção de shows levou o Natura Musical a criar uma categoria voltada para o patrocínio de grandes turnês nacionais. “Foi o ano que patrocinamos a turnê de Arnaldo Antunes com o Iê Iê Iê, Céu com Vagarosa, Vanessa da Mata e Carlinhos Brown”, recorda Fernanda.

 

Há dois anos, em 2012, o Natura Musical começou a orientar os jovens artistas a incluírem em seus projetos, que geralmente eram voltados exclusivamente para a gravação de disco de inéditas, pelo mesmo três shows de lançamento. “Era a forma de dar mais longevidade ao projeto e efetivar a conexão de um artista ou banda com seu público”, ela explica.

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