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Uma história em busca da qualidade curatorial, consistência da atuação e legado para a renovação da música brasileira

NOVE ANOS DE FOMENTO À MÚSICA BRASILEIRA, MAIS DE 240 PROJETOS E 88,9 MILHÕES INVESTIDOS

 

O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira completa nove anos em 2014, ocupando um papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 240 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de mais 1130 produtos culturais (mais de mil shows, 89 CDs, 19 DVDs, 17 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Participou ativamente do lançamento e consolidação de alguns dos mais representativos nomes da nova geração, com a gravação de discos e patrocínio de artistas como Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Marcia Castro, Lurdez da Luz, Felipe Cordeiro, Luê, Marcela Bellas e Céu. Ao mesmo tempo, financia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Marisa Monte, Tom Zé, Lenine, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Lô Borges. Desde a criação até a divulgação do balanço anual da empresa de 2013, o Natura Musical contabiliza investimento de R$ 88,9 milhões (59% de recursos próprios e 41% de verbas incentivadas), com impacto direto em mais de um milhão de pessoas.

 

No campo do resgate e legado, já patrocinou projetos como a organização, recuperação e digitalização de acervos da pianista Chiquinha Gonzaga, do músico Ernesto Nazareth, de Gilberto Gil e de Dorival Caymmi e a produção dos documentários “A Música Segundo Tom Jobim”, “O Mistério do Samba” e “Dominguinhos+”. O Natura Musical passou a ocupar também posição central na preservação e difusão da música de raiz (de vertente regional, folclórica ou de caráter histórico e antropológico) em projetos que valorizam a cultura regional como o Grupo Uirapuru, Mestres Navegantes, A Música das Cachoeiras, Jongos do Brasil, Mestres da Guitarrada, Projeto Pantanais e Pífanos do Congado, entre outros.

 

Sua principal vitrine é o Festival Natura Musical, com shows gratuitos, em espaços públicos e programação exclusivamente nacional. A quarta edição do evento levou este ano a Belo Horizonte artistas  como Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Fernanda

Takai, Nação Zumbi, Karina Buhr, 5 a Seco, Siba, entre outros, para uma maratona de 12 horas de shows de graça em três praças da cidade, atingindo um público de 45 mil pessoas. Ainda no âmbito da difusão, o portal Natura Musical tem uma média de 80  mil visitantes e mais de 2 mil downloads por mês. Seus canais nas redes sociais atingem 1,3 milhões de seguidores. Em parceria com a jornalista Patrícia Palumbo, apresenta conteúdos exclusivos sobre os projetos patrocinados no programa Vozes do Brasil.

 

Em 2014, 45 projetos estavam em andamento com patrocínio do programa, e resultaram no lançamento do novo disco de Fernanda Takai, Na Medida do Impossível, na publicação da biografia Wilson Baptista – o samba foi sua glória, no DVD Ilê Aiyê – Bonito de se ver, em homenagem aos 40 anos do bloco afro, no novo disco da Nação Zumbi, após sete anos sem lançamento de inéditas, no lançamento do documentário Dominguinhos, no CD Passado de Glória, em homenagem aos 80 anos de Monarco, com participação da Velha Guarda da Portela e grandes nomes da MPB, na turnê Cordas, Gonzaga e Afins, em comemoração aos 35 anos de carreira de Elba Ramalho, e na publicação do livro de Riba de Castro sobre a história do teatro Lira Paulistana, entre outros projetos.

 

A Natura optou pelo apoio à música por acreditar que essa manifestação artística reflete a razão de ser da empresa, o “Bem-Estar Bem”. O foco em música brasileira foi a decisão natural para reforçar a brasilidade da marca. A ideia surgiu num momento de profundas transformações da indústria fonográfica, fragilizada com o advento dos novos modelos de consumo e compartilhamento de música na internet. As gravadoras perderam recursos e deixaram de investir na produção de novos nomes para apostar apenas no consagrado e no popular de massa. Assim, o programa nasceu com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais diferentes vertentes de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e o público.

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