A série Ocupação

Esta mostra é a vigésima da série de ocupações promovida pelo instituto desde 2009. Veja os obejtivos deste tipo de exposição e quais foram as anteriores.

.10

Cinco anos fomentando o diálogo entre gerações

 

 

A Ocupação Laerte é a vigésima da série de ocupações promovida pelo instituto desde 2009. Criada para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciou, essa chancela no Itaú Cultural integra o trabalho perene do instituto com programas como o Rumos, que há 17 anos incentiva a produção contemporânea colaborando para o aprimoramento de criadores, a difusão de suas obras e a reflexão sobre a arte atual.

 

As edições anteriores foram dedicadas à apresentação da produção de artistas referenciais das artes visuais (Nelson Leirner, Abraham Palatnik e Cildo Meireles), do teatro (Zé Celso, Flávio Império e Sérgio Britto), da literatura (Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Mário de Andrade e

Nelson Rodrigues), da música (Chico Science e Jards Macalé), do cinema (Rogério Sganzerla), da arte cibernética (Regina Silveira), dança (Ballet Stagium), HQ, com Angeli, uma homenagem ao multiartista pernambucano Antonio Nóbrega e uma ocupação especial sobre Zuzu Angel, em um mescla de moda e militância – para esta foram usados os três andares do espaço expositivo, além do térreo.

 

Esse espaço permite que vários perfis de público tomem contato com a obra desses artistas, e, ainda, que a instituição direcione sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão de seu papel no universo artístico e social.