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O ACERVO IMPLACÁVEL DE ELOMAR FIGUEIRA DE MELLO

 

Os Arquivos Implacáveis da Casa dos Carneiros – Elomar Figueira Mello, como o compositor batizou o seu acervo, estão sendo totalmente identificados, revistos, organizados, catalogados, e higienizados, a partir dos seus originais manuscritos. Trata-se de um verdadeiro trabalho de garimpo, realizado por uma equipe de especialista, com apoio do Itaú Cultural e sob o olhar atento do próprio autor. Enquanto este trabalho é executado, está em construção um imóvel ao lado da Casa dos Carneiros, moradia de Elomar. O projeto arquitetônico do local que abrigará o arquivo é de autoria do músico, que também é arquiteto. Patrocinada pelo Itaú Unibanco, a planta simula um curral tradicional de bodes, redondo, com paredes e teto de vidro, para aproveitar a luz do sol da região.

 

O material em tratamento é farto. A equipe que faz a catalogação do acervo, está imersa em toda a produção textual e musical de Elomar, suas poesias, peças para teatro, romances, ensaios, roteiros para cinema, letras de músicas, textos de antífonas e libretos de óperas. No total, nesta fase, estão sendo manuseados 1.375 documentos, 6.585 folhas, 1.439 envelopes em 29 caixas. Entre as fitas K7 guardadas pelo compositor, nove foram danificadas pela ação do tempo e estão em conserto, 136 já foram ouvidas e classificadas, 42 foram digitalizadas e outras 10 Fitas de shows aguardam digitalização ao lado de outras 30 gravadas e 49 de músicas de outros autores.

 

Os documentos vêm sendo encontrados nos mais variados locais: na Casa dos Carneiros, nas fazendas do compositor, na casa na cidade, no escritório da produção. Some-se a isso, a complexidade do trabalho, devido à dificuldade de leitura da escrita e ao fato de trechos de algumas obras estarem espalhados exigindo um cuidado ainda maior para acertar no arranjo e no melhor caminho para uma classificação definitiva. A partir dos originais, eles leem e complementam os trechos não identificados, outros soltos ou dispersos em cadernos diversos, agendas, papeis soltos.

 

Achados

Entre os achados dentro desta documentação, encontra-se, por exemplo, três óperas: O Retirante, Peão Mansador e A Carta. A primeira é em prólogo e dois atos, e foi montada a partir de trechos, que haviam se perdido e foram encontrados, e digitados na escrita dialetal, a partir dos originais manuscritos do autor. Tudo já foi impresso e revisado por Elomar para passar para a inserção dos textos na partitura.  A segunda ópera tem três atos, e a terceira é formada por quatro cenas.

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