RELEASE      |     DEPOIMENTO    |      CONTEXTO     |    DRUMMOND FALA DE CARTOLA      |      FOTOS     |      AUDIOVISUAIS      |      PROGRAMAÇÃO PARALELA      |     SERVIÇOS

PRESS KIT

PROGRAMAÇÃO PARALELA

O Itaú Cultural organizou uma série de apresentações relacionadas à mostra de Cartola,

que a acompanham do dia de sua abertura até o fim de setembro; entre elas, o show

de lançamento do mais novo CD de Nelson Sargento e outras apresentações musicais no Itaú Cultural e  no Auditório Ibirapuera, além de rodas de conversa com educadores do instituto

em todos os finais de semana e feriados no período da Ocupação

 

 

Muita música, rodas de samba, oficinas e outras rodas, essas de conversa, acompanham a mostra da Ocupação Cartola. Um dos destaques é o lançamento do CD Nelson Sargento 90, que o próprio vai apresentar em primeira mão com show no Itaú Cultural no dia 23 de setembro, às 20h. Antes disso, a abertura da Ocupação, no dia 17 de setembro, é embalada, a partir do meio dia, por uma roda de samba capitaneada pelo grupo Inimigos do Batente – com reapresentação às 20h do mesmo dia na Sala Itaú Cultural e às 17h, no domingo.

 

O grupo encabeça o primeiro de uma série de shows programados pelo instituto para acompanhar a mostra sobre o músico e compositor.  Além deles e de Sargento, alunos da Escola do Auditório Ibirapuera, Áurea Martins e o grupo Clarianas também fazem apresentações especiais no instituto. Fabiana Cozza, que compartilha a curadoria da mostra com os Núcleos do Itaú Cultural de Música e de Enciclopédia, faz uma roda de samba no Auditório Ibirapuera, Oscar Niemeyer, no dia 19.

 

Oficina

No sábado e domingo, 17 e 18, da abertura da Ocupação, a programação Fim de Semana em Família, traz a oficina Vamos todos sambar com Histórias de Brincar, às 14h e às 16h. Esta atividade realizada na sala Multiúso pelo grupo Histórias de Brincar se volta para as crianças e seus acompanhantes para cantar, dançar e brincar o samba e as mil histórias que juntou em cem anos de existência.

 

Partindo de uma história, o encontro com as educadoras e musicistas Flora Barcellos, Marina Siqueira, Flora Popovic, que formam o grupo, se desenrola como um novelo que vai tecendo cantigas, acalantos, brincos e brinquedos da cultura da infância e bordados com mitos, lendas, manifestações e folguedos da cultura popular brasileira. Brincando, constroem com as crianças e seus acompanhantes um lugar de pertencimento e de identidade cultural.

 

Os shows

A tripla apresentação do grupo Inimigos do Batente – no dia 17 de setembro, a partir do meio dia ao lado da Ocupação Cartola, com reapresentação às 20h do mesmo dia na Sala Itaú Cultural e às 17h, no domingo –, traz um pouco de tudo e das mais diversas variações do gênero: sambas de terreiro, de partido-alto, com os tradicionais versos de improviso, de enredo, sambas-canção, sincopados, de roda, rurais do interior paulista, e outros inspirados na tradição dos Orixás. As apresentações deste grupo não têm roteiro, brotam ao sabor da roda em torno de músicas de grandes sambistas como, entre outros, Ismael Silva, Wilson Batista, Dorival Caymmi, Paulo Vanzolini, Carlos Cachaça, Henricão, Wilson Moreira, Nei Lopes, Candeia, Martinho da Vila, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Luiz Grande, Bide e Marçal, Jorge Costa, Geraldo Filme, Monarco, Mauro Duarte, Moacyr Luz, Aldir Blanc, Eduardo Gudin.

 

O Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, do qual o Itaú Cultural é gestor, recebe outra de roda de samba no dia 18 de setembro, domingo às 19h, para marcar o fim de semana da abertura da Ocupação Cartola.  Sob o comando de Fabiana Cozza, cinco comunidades do samba paulista, sobem ao palco daquela casa com seus instrumentos de percussão e corda para mais esta homenagem a Cartola e aos 100 anos do samba.

 

A obra do artista é lembrada em um espetáculo apresentado na Sala Itaú Cultural por Luan Charles e pelo grupo Duas, composto de Ana Paula Marcelino e Vaisy Alencar, integrantes da Escola do Auditório Ibirapuera, na quinta-feira, 22 de setembro, às 20h. A Escola, sob gestão do Itaú Cultural desde 2011, funciona no próprio Auditório e se destaca pelo ensino musical popular de forma teórica e prática. O repertório é focado na música brasileira, e o samba é um dos seus bastiões.

 

No dia seguinte, sexta-feira, 23, às 20h, Nelson Sargento lança seu novo disco Nelson Sargento 90. Parceiro do Cartola, Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira e Daniel Gonzaga, em sambas considerados antológicos, aos 90 anos de idade, o grande sambista também mangueirense fez uma seleção entre mais de 400 músicas que fazem parte de seu repertório de vida musical nestas nove décadas para coloca-las no novo álbum.

 

Quem se apresenta no Itaú Cultural, no sábado, 24, é Áurea Martins, conhecida como a dama negra da música.  É longa a sua história ligada ao samba, desde que iniciou a sua carreira na Rádio Nacional e gravou seu primeiro disco no formato LP como prêmio pelo primeiro lugar no programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti, em 1969 na extinta TV TUPI. Canta na noite carioca há quatro décadas e era uma das intérpretes preferidas de Elizeth Cardoso. Recentemente, gravou a canção Alvorecer no DVD e Cd – Songbook Dona Ivone Lara, e participou da gravação do Globo de Ouro – 1000 anos de Samba, com Xande de Pilares e Wilson das Neves.

 

Na sala Itaú Cultural, a sua dedicação é totalmente voltada a Cartola e o seu mundo do samba. Ela canta canções do homenageado acompanhada dos músicos Lucas Porto no violão 7 cordas, Kiko Horta no acordeon e Pedro Aune no baixo acústico. Também faz homenagens a parceiros de Cartola como Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho, e lembra outros compositores fundamentais em sua carreira artística, como Délcio Carvalho, Dona Ivone Lara e Johnny Alf.

 

Fechando a programação, no dia 25, domingo, às 19h, a apresentação é de Clarianas. O grupo de pesquisa musical tem como foco a investigação da voz da mulher ancestral na música popular do Brasil, a partir do contexto da música de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz africanordestina-indígena-periférica, das comunidades brasileiras. O seu repertório faz um apanhado sonoro, que vai desde o aboio sertanejo até o samba-de-roda, passando pelas brincantes de côco, ladainhas do catolicismo popular, cânticos indígenas, maracatu-baque-virado, baião, rezas e tambores. As vozes das cantoras Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa, que também são atrizes e fazem a percussão junto aos demais músicos do grupo – Giovani Di Ganzá, na viola caipira e violão, Cá Raiza, no violino –, resgatam a memória das mulheres cantadeiras de Brasil, marcadas por conteúdos contundentes sobre a realidade do povo brasileiro.

 

Outras rodas

O Núcleo Educativo, promove Rodas de Conversa e Composição em que os educadores do Itaú Cultural convidam o público a participar de um bate papo sobre o processo de criação de algumas composições de Cartola e suas parcerias. Estas rodas acontecem todos os sábados e domingos de 17 de setembro a 13 de novembro, incluindo o feriado do Dia das Crianças, em 12 de outubro, e de Finados, dia 2 de novembro. Sempre das 16h às 17h. Especialmente em 24 e 25 de setembro, 8 e 9 de outubro, 2, 5 e 6 de novembro, as conversas são acessíveis em Libras.

 

Além da mostra: shows, lançamento de CD, publicação, hotsite e rodas de conversa em programação paralela à Ocupação Cartola

Ainda no espírito do centenário do samba e da vida de Cartola, o Banco Itaú apresenta o Musical Cartola – O Mundo é um Moinho, com estreia no dia 11 de setembro no Teatro Sergio Cardoso, com texto de Artur Xexéo, direção de Roberto Lage e idealização de Jô Santana. No elenco, Flávio Bauraqui, Virgínia Rosa, Adriana Lessa, Silvetty Montilla, entre outros

 

 

SERVIÇO

17 e 18 de setembro

Inimigos do Batente

Sábado às 12h no Piso Paulista (espaço livre, sem restrição de lugares e sem distribuição de ingressos), 45mins, e às 20h na Sala Itaú Cultural (247 lugares)

Domingo às 17h na Sala Itaú Cultural (247 lugares)

Duração: 60 mins por apresentação

Classificação: Livre

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do espetáculo

Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

 

Fim de Semana em Família: Oficina Vamos todos sambar com Histórias de Brincar

Com o grupo Histórias de Brincar

Às 14h e às 16h

Duração: 90min, cada atividade.

Sala Multiuso

Ingressos: inscrição 30min antes de cada oficina.

Capacidade: 50 crianças com acompanhantes.

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Inscrições no local 30 min antes de cada oficina

 

22 de setembro (quinta-feira, às 20h)

Escola do Auditório homenageia Cartola

Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80min

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do espetáculo

Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

 

23 de setembro (sexta-feira, às 20h)

Nelson Sargento lança CD Sargento 90

Sala Itaú Cultural

Classificação sugerida: Livre

Duração: 80 min

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do espetáculo

Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

 

24 de setembro (sábado, às 20h)

Áurea Martins

Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: Livre

Duração: 70 min

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do espetáculo

Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

 

Dia 25 de setembro (domingo, às 19h)

Clarianas

Sala Itaú Cultural

Classificação indicativa: Livre

Duração: 80 min

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: duas horas antes do espetáculo

Público não preferencial: uma hora antes do espetáculo

 

PROGRAMAÇÃO DO NÚCLEO EDUCATIVO

Rodas de Conversa e Composição

(Sábados, domingos e feriados)

Dias de setembro – 17, 18, 24, 25

Dias de outubro – 1, 2, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23, 29, 30

Dias de novembro – 2, 5, 6, 12, 13

Sempre das 16 às 17h

Piso térreo

Interprete tradutora de libras para português: dias 24 e 25 de setembro; 8 e 9 de outubro;

2, 5 e 6 de novembro

Duração: aproximadamente 60 mins

Entrada gratuita

Os interessados devem procurar o balcão de atendimento ao público

 

NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA

Dia 18 de setembro (domingo às 19h)

Roda de samba com Fabiana Cozza

Duração: 90 minutos (aproximadamente)

Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada)

Classificação indicativa: Livre.

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Capacidade: 806 lugares

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

(Entrada para carros pelo Portão 3)

Fone: 11.3629-1075

info@auditorioibirapuera.com.br

http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.

Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas

horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h