obesidade

o papel dos nutrientes para a sáude

abc das vitaminas

cirurgia bariátrica

bariátrica em números

a medley

Presskit digital

A obesidade

A obesidade pode ser definida como o excesso de gordura corporal e acontece quando há ingestão maior que o gasto energético. Geralmente é considerada como 25% ou mais de gordura corporal total em homens e 35% ou mais em mulheres.

 

Quando entram no corpo quantidades de energia - alimento - , maiores que o gasto, o peso corporal aumenta e a maior parte do excesso de energia é armazenada como gordura. Portanto, a obesidade é provocada por uma ingestão superior à demanda energética. Para se ter uma ideia de quantificação, a cada 9,3 calorias de excesso energético que entram no corpo aproximadamente 1 g de gordura é armazenado.

Vitaminas e sais minerais

Quantidade de vitaminas exigida diariamente

Nutriente Unidade Valor
Proteína (1) g 50
Vitamina A (2) (a) micrograma RE 600
Vitamina D (2) (b) micrograma 5
Vitamina C (2) mg 45
Vitamina E (2) (c) mg 10
Tiamina (2) mg 1,2
Riboflavina (2) mg 1,3
Niacina (2) mg 16
Vitamina B6 (2) mg 1,3
Ácido fólico (2) micrograma 240
Vitamina B12 (2) micrograma 2,4
Biotina (2) micrograma 30
Ácido pantontênico (2) mg 5
Vitamina K (2) micrograma 65
Colina (1) mg 550
Cálcio (2) mg 1000
Ferro (2) (d) mg 14
Magnésio (2) mg 260
Zinco (2) (e) mg 7
Iodo (2) micrograma 130
Fósforo (1) mg 700
Flúor (1) mg 4
Cobre (1) micrograma 900
Selênio (2) micrograma 34
Molibdênio (1) micrograma 45
Cromo (1) micrograma 35
Manganês (1) mg 2,3

a) 1 micrograma retinol = 1 micrograma RE; 1 micrograma betacaroteno = 0,167 micrograma RE; 1 micrograma de outros carotenoides provitamina A = 0,084 micrograma RE; 1 UI = 0,3 micrograma de retinol equivalente (2). (b) 1 micrograma de colicalciferol = 40 UI. (c) mg alfa-TE/dia; 1,49 UI = 1 mg d-alfa-tocoferol (1). (d) 10% de biodisponibilidade. (e) Biodisponibilidade moderada – calculada com base em dietas mistas contendo protína de origem animal.

Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes.National Academic Press, Washington D.C., 1999-2001. FAO/OMS. Human Vitamin and Mineral Requirements. In: Report 7th Joint FAO/ OMS Expert Consultation. Bangkok, Thailand, 2001. xxii + 286p.

Vitaminas e sais minerais são compostos orgânicos que desempenham funções no desenvolvimento corporal e no metabolismo. Eles são essenciais para o organismo, porém não podem ser produzidos pelas células do corpo. Sendo assim, suas fontes são a alimentação, hidratação e suplementos.

 

A carência de vitaminas e sais minerais na dieta pode provocar importantes déficits metabólicos e resultar em doenças como: anemia, cegueira noturna, fraqueza muscular entre outras.

 

Importante saber que as vitaminas são armazenadas em quantidades muito pequenas em todas as células. Algumas delas são estocadas em maior quantidade no fígado. Por exemplo, a quantidade de vitamina A armazenada no fígado pode ser suficiente para manter uma pessoa por cinco a 10 meses sem nenhuma ingestão da mesma. Já as reservas hepáticas de vitamina D normalmente são suficientes para manter uma pessoa por dois a quatro meses sem qualquer ingestão adicional dessa vitamina. Contudo, de forma geral, o armazenamento das vitaminas hidrossolúveis é relativamente desprezível.

 

Quando a dieta de um indivíduo é deficiente desses compostos, sintomas clínicos da deficiência podem surgir em poucos dias (exceção à vitamina B12, que pode permanecer ligada no fígado por cerca de 1 ano).  De modo geral, as consequências para a falta de vitaminas e sais minerais são:

 

Cabe ressaltar que cada indivíduo requer uma quantidade diária de vitaminas e sais minerais para manter o organismo em funcionamento adequado. Ao lado está a relação dessas quantidades diárias em adultos, porém, é importante notar que essas necessidades variam consideravelmente de acordo com fatores como o tamanho corporal, taxa de crescimento, quantidade de exercício, entre outros.

Abc das vitaminas

Aveia

rica em fibras, vitamina B1 e B5. Ajuda no controle
da glicemia e do colesterol no sangue.

Banana

rica em triptofano, potássio e cálcio. Ótima para praticantes de atividade física e para combater a insônia já que o triptofano é um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono.

Chia

rica em fibras, cálcio e Omega 3. Previne aterosclerose, regula o colesterol, dá saciedade, aliada ao bom funcionamento intestinal.

Damasco

rico em vitamina C, vitamina A e fósforo. São antioxidantes e contribuem para prevenção de doenças cardíacas.

Espinafre

rico em ferro, cálcio, ácido fólico. Fortalece sistema nervoso e esfera óssea.

Figo

rico em potássio, fibras, vitamina A, B1, B2. Ajuda a regular a pressão arterial e facilita contrações musculares.

Gengibre

rico em ferro e cálcio. É um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, ajuda no controle de náuseas e no sistema digestivo.

Hortelã

rica em vitamina C, B e magnésio. Auxilia no processo de digestão e alívio de azias e dores estomacais.

Inhame

rico em vitaminas do complexo B, principalmente B6, fibras, vitamina C. Ótima fonte de carboidrato com baixa carga glicêmica. Ajuda a diminuir os sintomas da TPM e menopausa.

Jabuticaba

sua polpa oferece fósforo, ferro, vitamina C. Já sua casca é rica em antocianina, que pertence à classe dos flavonoides e combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento celular.

Kiwi

fonte de fibras
e vitamina C.
Evita problemas intestinais como
a prisão de ventre.

Lichia

rica em vitamina C e potássio. Contribui para a boa hidratação e tem ação antioxidante.

Melancia

sua polpa é rica em licopeno e glutationa, antioxidante que a torna rejuvenescedora. É um diurético natural e ajuda o organismo a minimizar a retenção de líquidos, evitando o inchaço.

Nozes

ótima fonte de vitaminas, minerais e de ácidos graxos (ômega 3 e 6). Vão ajudar num melhor funcionamento do sistema imunológico e no combate aos radicais livres.

Oleo de coco

fonte de triglicerídeos de cadeia média e de ácido láurico. Ajuda no fornecimento de energia. Tem ação antifúngica e antibacteriana.

Pitaya

suas sementes possuem 50% de ácidos graxos essências (Omega 3 e 6), capazes de evitar doenças cardiovasculares. Ainda possui ação termogênica pela quantidade de tiramina, um aminoácido que ativa o glucagon.

Quiabo

rico em fibras, vitamina A e minerais. Auxilia no bom funcionamento intestinal e no controle de açúcar e colesterol no sangue.

Romã

rica em vitamina A, C, E. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Pode ajudar no tratamento de dores de garganta e amigdalite.

Sardinha

rica em cálcio, proteínas, Omega 3
e vitamina D. Favorece a saúde dos ossos e do coração.

Tofu

rico em proteína, isoflavonas e cálcio. Combate os efeitos da menopausa e da osteoporose.

Uva

contém vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, potássio e cálcio. Possui ação antioxidante e anticancerígena.

Vagem

contém fibras, ácido fólico, ferro, potássio e vitaminas do complexo B. Auxiliam nos processos gastrointestinais, na prevenção da diabetes pelo teor de fibras e na prevenção de doenças crônicas e degenerativas pela presença de uma substancia chamada luteína.

Fonte: Fernanda Maluhy, Nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Referência: Nutrição clínica funcional – Compostos bioativos dos alimentos. Autora: Daniela Seixas Ano: 2015

 

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma alternativa para o controle da ingestão de alimentos, pelo domínio mais efetivo da saciedade e pela redução do apetite e que, por meio de uma dieta controlada, modifica favoravelmente o perfil metabólico1,2. A ocorrência da perda do excesso de peso

se mostra especialmente acentuada nos primeiros meses e depois se torna mais gradativa. Quando o peso é estabilizado, inicia-se a fase de manutenção, em que o objetivo é manter o controle do peso e, mediante o acompanhamento próximo e o seguimento das orientações pós-operatórias da equipe multidisciplinar, a maior parte dos pacientes recupera pouco peso nos próximos anos após o tratamento cirúrgico3.

É necessário lembrar que a decisão para a realização de qualquer procedimento cirúrgico para tratar a obesidade deve ser definida após total esclarecimento e reflexão por parte do paciente, juntamente aos familiares, bem como do médico de confiança e da equipe multidisciplinar.

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento que envolve riscos e

mudanças definitivas no aparelho digestivo. Diante de dúvidas, mais informações sobre o assunto podem ser acessadas no website da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM): www.sbcbm.org.br.

 

 

 

Referências

1 Fried M, Yumuk V, Oppert JM, Scopinaro N, Torres AJ, Weiner R, et al. Interdisciplinary European Guidelines on metabolic 38

and bariatric surgery. Obes Facts. 2013;6(5):449-68.

2. Laddu D, Dow C, Hingle M, Thomson C, Going S. A review of evidence-based strategies to treat obesity in adults. Nutr Clin Pract. 2011;26(5):512-25.

3. Sarwer DB, Dilks RJ, West-Smith L. Dietary intake and eatin

g behavior after bariatric surgery: threats to weight loss maintenance and strategies for success. Surg Obes Relat Dis. 2011;7(5):644-51. 4. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM nº2.131/2015. Diário Oficial da União. 2015 12 Nov.

saiba +

BARIátrica em números

Volume de cirurgias bariátricas/ano

Clique sobre o gráfico
para ver a animação

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM): www.sbcbm.org.br.

A Medley (www.medley.com.br) é uma empresa do Grupo Sanofi.
Pelo sexto ano seguido, a Medley conquistou o Prêmio Marcas de Confiança Seleções/IBOPE, na categoria Laboratório de Medicamento Genérico mais confiável pelos consumidores e, segundo outras avaliações do IBOPE, a empresa alcançou o topo como o laboratório de Genéricos de maior confiança e recomendação dos públicos médicos e farmacêuticos. A ABA Top Brands também consagra a companhia, desde 2010, como a marca mais defendida pelo consumidor, assim como o Reputation Institute, que avaliou a empresa como a de melhor reputação de todo o segmento farmacêutico.

Pamela Alexandre Silva

Comunicação Externa Sanofi Brasil

Tel: 11-3759-6402

E-mail: pamela.silva@sanofi.com

Armando Martinelli Neto

Comunicação Corporativa Medley

Tel: 19-2117-8552

E-mail: armando.neto@medley.com.br

Renata Andrade de Ramos Tonon

Comunicação Corporativa Medley

Telefone: 19-2117-8492

E-mail: renata.andrade@medley.com.br